Platão apresenta de forma evidente que há um
estreita e necessária relação entre Política, Conhecimento e Educação. Quando
sugere o sentido da Educação como Paidéia =Educação integral – corpo e alma,
como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo
e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o que entendemos de educação
hoje. Platão aponta uma perspectiva que ainda alimenta a mística da educação
como promoção e qualidade do ser. Ou seja, uma coletividade justa e voltada
para o bem nasce de um processo em que os indivíduos são educados para a
construção Justiça, embora ela nem sempre seja fácil de ser conceituada,
fundamentada ou mesmo justificada pela argumentação. Certamente que as
repúblicas que se fundaram a partir do horizonte utópico da república modelo se
construiriam em perspectivas diferentes em que a justiça, o bem e o belo seriam
os fios da permanência desse estado perfeito de organização da Pólis,
garantidos pela educação integral do ser humano. È nesse sentido que o pensamento
educacional de Platão fixou-se nessa necessidade e possibilidade de
qualificação do ser para vida coletiva. Definitivamente não há senso coletivo
sem o empreendimento educacional.
Aristóteles aponta na Politéia, de Homero, há uma proposta educacional
muito curioso, pois os deuses têm características humana. Não só formas, mas
atitude humana como ciúme, raiva, amor etc. Isso já dá uma perspectiva
interessante, ou seja, se investimos na qualificação do nosso ser, através da
educação, podemos alcançar um nível mais elevado de nossa existência, muito
embora não tenhamos o dom da imortalidade, podemos nos assemelhar aos deuses na
busca do conhecimento. Nesse sentido é que nasce aquilo que chamamos de
estética da existência. Cada ser humano assume a sua autoconstrução como se
fosse uma obra de arte. Com isso, a educação vai perdendo herança divina para
assumir um caráter de finalidade humana. E Aristóteles, temos uma compreensão
dialética da educação e, ao mesmo tempo, uma espécie de sistemática de tudo o que
foi dito e entendido sobre o assunto Grécia Antiga e Clássica. Esse caminho apontado por Aristóteles
mostra que ele instituiu no fato de que a educação ou o processo de
conhecimento leva o ser humano a buscar o meio termo, a temperança, nem muita
festa nem de menos. Percorrido pelo bom uso do conhecimento. Isto só acontece
pela virtude obtida pela educação das novas gerações numa perspectiva de
construção interior da pessoa.
Platão e Aristóteles foram filósofos e pensadores que viveram há séculos contribuíram de forma marcante na educação atual, pois o estudo da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea. O percurso histórico possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave para entender o futuro.
ResponderExcluirMarineide Pereira Dos Santos