domingo, 20 de maio de 2012

EM QUE CONSISTE A “TEORIA DOS DOIS MUNDOS” DEFENDIDA POR PLATÃO



Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o mais importante
discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre. Além disso, criou as suas próprias idéias, demonstrando possuir um notável zelo pelo saber. A teoria dos dois mundos “mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias” destacasse como o cerne do pensamento platônico.
O pensamento cartesiano nos remete e nos faz admitir um dualismo, um momento de divisão de dois mundos: de um lado, o mundo dos corpos sensíveis e extensos, que possuem grandeza espacial e que podem se tornar conhecidos através da matemática pura (da ciência); do outro lado, o mundo racional, cuja essência é o próprio pensar. O mundo físico e extenso, visto pelo dualismo cartesiano, se transforma em uma grande máquina entendida, unicamente, pelas leis matemáticas atribuídas ao pensamento como possuidor de idéias claras e distintas. Jamais a verdade sobre o mundo das coisas poderá ser dada pela percepção como fonte de verdade, já que as impressões (a sensação) recaem constantemente no erro e na falsidade.
A prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dos tipos de realidade. A sensìvel e a Intligível. Existe dois mundos: O mundo Real e o mundo das idéias.O mundodas idéias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual.  Platão, após fazer esta distinção entre dois mundos, aplica estes conceitos à esfera do ser humano, construindo uma concepção dualista de homem. Aliás, este ponto é muito importante para a compreensão da Filosofia de Karl R. Popper, principalmente para saber quais foram as bases para sua idéia de dualismo e mais tarde de pluralismo.



Um comentário:

  1. Estes dois mundos são conhecidos pelos
    nomes de Inteligível das Idéias e Sensível (das Representaçõe este período da vida filosófica de Platão em que aconteceu esta descoberta do inteligível, e consequentemente, a sua relação com o sensível, é conhecido pelo nome de Segunda Navegação. Trata-se do abandono de Platão em relação aos estudos unicamente voltados aos sentidos e às coisas e assim o raciocínio puro, que é captado pelo intelecto,
    em outras palavras, o verdadeiro
    conhecimento.

    ResponderExcluir