quarta-feira, 2 de maio de 2012

CONCEITO DE ONTOLOGIA



Ontologia significa o conhecimento do ser, e é um termo de origem grega. Ontologia reproduz a natureza do ser, da existência dos entes, da realidade e das questões metafísicas em geral.
A ontologia é uma parte da filosofia, trata do ser concebido que tem uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Para a ontologia, qualquer coisa que existe é percebida apenas como algo que é nada mais do que isso, porissso ela é fundamental para muitos ramos da filosofia.
A ontologia pode ter se originado na Grécia antiga, porém os primeiros registros da palavra ontologia tiveram sua forma na língua latina em 1606.
A palavra ontologia também é usada na Ciência da Computação e Ciência da Informação, e significa um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio, e os relacionamentos entre estes domínios. A ontologia é, pois utilizada para fazer inferências sobre os objetos do domínio.
Ontologias são utilizadas em web semântica, em engenharia de software, em inteligência artificial e arquitetura da informação sendo uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo.
A ontologia é a parte da metafísica que estuda o ser em geral e as suas propriedades transcedentes. Pode dizer que é o estudo do ser por aquilo que é realmente,define o ser e estabelece as categorias fundamentais das coisas a partir do estudo das suas propriedades dos sistemas e das suas estruturas.Estuda os seres tal como são e não como base nos fatos ou nas propriedades dos sistemas e das estruturas.
As principais questões abordadas pela ontologia destacam as entidades abstratas ao contrário dos seres humanos, das mesas, dos cães e das flores.
Add caption




3 comentários:

  1. A ontologia se ocupa em estudar o ser, a realidade, a existência dos entes e das questões metafísicas em geral, ou seja, a constituição mais íntima do ser humano. Esse termo foi introduzido na filosofia por Aristóteles para desenvolver uma ciência do Ser.isso significa que ontologia é a busca constante do conhecimento do ser sobre si mesmo.

    Marineide Pereira Dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Aristoteles como um buscador de novas razões ele desenvolve essa metodologia para tentar endeder o proprio ser humano e seu conhcimento sobre ele mesmo entao surge a ontologia compõe desde as classes, mais gerais, até as instâncias mesmo nas relações propriedades e atributos das classes são basicamente conceitos que caracterizam e completam o sistema terminológico da ontologia. A atualidade da Teoria do Conceito vem ao encontro do questionamento pois ao contestar a afirmação de que o objeto ontologia é constituído de conceitos e hipótese que teria as suas raízes na Representação de Conhecimento, enquanto disciplina. Segundo ele, é raro o termo "conceito” ser definido de modo preciso, comprometendo o seu papel dentro das ontologias. Os conceitos estariam igualmente sujeitos a uma variedade de interpretações parte-se dos conceitos como produtos da cognição humana

    ResponderExcluir