sábado, 12 de maio de 2012

Método Pedagogizador e a prática educacional voltada para intersubjetividade

Conhecimento baseado na perspectiva da razão instrumental promoveu uma educaçãovcom estilo pedagogizador, que se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno. Esse modelo de educação tem sido pensado como um dos maiores desafios da contemporaneidade, e os seus críticos vem tentando superar este estilo na educação.

Vem se constituindo, lentamente sob um novo discurso pautado pela transformação.
Mas ainda caminha sob a sombra do modelo “pedagogizador”, uma vez que não basta somente mudar o discurso, é preciso efetivar os discursos mediante a ação comunicativa.
Para inverter o modelo de educação pautado por este estilo, torna-se necessário fazermos propostas para uma educação mais consistente e comprometida com uma efetiva emancipação do sujeito. Dessa forma, acreditamos que uma prática
pedagógica associada à Teoria da Ação Comunicativa pode contribuir para um pensar crítico em prol de uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético.
Assim, a prática da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo pedagogizador ao produzir indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos, à luz das normas sociais legítimas e legitimadas pelos processos jurídicos e políticos, usando suas próprias cabeças, e tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica. A partir da Teoria da Ação Comunicativa, pode-se conceber o espaço da escola, como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade, isto é, a partir do momento em que os indivíduos se perceberem como sujeitos e atores sociais, poderão pensar que a sociedade pode ser de outra maneira, e agir de outra maneira, refletindo sobre os problemas da sociedade, interpretando, participando, dialogando, enfim, buscando o consenso em torno dos interesses comuns.

Intersubjetividade: entende-se a comunicação das consciências individuais, umas com
outras, efetuando-se sob o fundo da reciprocidade.
A prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Nesse sentido, um modelo de educação calcado na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas.

2 comentários:

  1. A pedagogização do conhecimento escolar permite que as disciplinas sejam constituídas a partir de uma seleção consciente de conteúdos específicos a serem organizados na transmissão dos saberes baseada no método de instrução simultânea, agrupando-se os alunos ou seja construção da infância moderna já como forma da uma pedagogização dessa infância por meio da escolaridade
    formal. Como esse conteudo exige bastante atençâo pois o mesmo trabalha um metodo de instruçâo ao desenvolvimento individual de cada ser

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