sábado, 12 de maio de 2012

Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates

Defensor da Razão como única via de acesso ao conhecimento, Sócrates desenvolve
um método próprio de análise filosófica. Este método é denominado de “maiêutica” (em grego “parto das idéias”), cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Consiste em “fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição. Desta forma, este método faz com que as pessoas comecem a pensar a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância Sócrates, quando remonta à maiêutica como arte filosófica, não apenas cria um problema posterior, como encontra sérias dificuldades em seu tempo para contrapor o propósito sofista da verdade alcançada pela retórica, então sugere que a verdade está no interior do homem. Quando lemos algo sobre Sócrates, ou mesmo nos diálogos de Platão, sempre como o mais sábio dos sábios, podemos nos encantar e nem perceber o problema maior que ele causou. Mas, sem dúvida, o seu propósito é inovador. A verdade está no ser. A verdade está em nós e não escondida nos deuses, no cosmos e no universo exterior.

Socrátes conduzia este parto em dois momentos distintos : no primeiro, ele levava as pessoas a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, ele os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. Agindo dessa forma poderia empregar o verdadeiro sentido da palavra educar que vem do latim educere - significa literalmente trazer para fora, sobressair, emergir do estado potencial para o estado da realidade manifestada. A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôr em causa as suas próprias concepções e teorias acerca de algum assunto; e um segundo momento em que conduzia os interlocutores a uma nova perspectiva acerca do tema em abordagem. Daí que a maiêutica consistisse num autêntico parto de idéias pois, mediante o questionamento dos seus interlocutores, Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas idéias acerca do tema em discussão.

2 comentários:

  1. ao questionar um individuo, entendemos essa teoria, ela é geralmente usada em interrogatório criminais, ond se planta uma duvida, para o acusado de maneira defensiva acaba se denunciando ao tentar se defender, ou seja pergunte só assim percebera o tao pouco que sabemos.

    ResponderExcluir
  2. A maiêutica é, assim, a fase positiva, construtiva, do método socrático que permite o acordo através das certezas universais obtidas pela definição após a discussão. Trata-se de um diálogo do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência que serve de fundamento à maiêutica.retendia que o seu questionamento sistemático levasse as pessoas a um ponto crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior, dando assim lugar ao “parto intelectual”.
    Este método cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Desta forma, o método faz com que as pessoas comecem a pensar a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância.

    Marineide Pereira Dos Santos

    ResponderExcluir